O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) inicia amanhã, 24, no turno da manhã, a dragagem do Arroio Sarandi. A draga parte da casa de bombas nº 10 do DEP, localizada na Rua Abílio Fernandes s/nº, Vila Nova Brasília, Bairro Sarandi, em direção à foz do Rio Gravataí.
A expectativa do DEP é de que os trabalhos no local se estendam por até cinco meses e retirem 108 mil toneladas de material, entre areia e entulho. Serão dragados 4.803 metros de extensão do Arroio Sarandi, incluindo a foz junto ao Rio Gravataí. Da extensão total a ser dragada, 36 mil toneladas serão retirados do local, o que equivale a 2.400 viagens de caminhões com transporte de material.
A prefeitura investe R$ 1,4 milhão no contrato de operação, manutenção e transporte de material retirado da dragagem de arroios. Quando a draga retira o assoreamento do leito do arroio, este material fica depositado na sua margem para secagem durante duas semanas e posterior remoção e transporte.Os resíduos retirados com areia, lixo, animais, pneus, móveis e utensílios domésticos, são levados para o depósito de inertes do DMLU na Avenida Serraria.
(Prefeitura de Porto Alegre, 23/04/2008)