Iniciativas da prefeitura, como o lançamento da InovaPoa, agência de inovação e desenvolvimento cientifico e tecnológico e a implementação do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), foram apresentadas ontem (23) pelo prefeito José Fogaça, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. Fogaça participa até hoje (24) do Fórum sobre Urbanização Sustentável na Era da Informação, que tem como objetivo apresentar alternativas integrando planejamento, programas políticos e recursos financeiros para uma mudança efetiva nas cidades.
Único prefeito brasileiro convidado para o evento, Fogaça participou do painel Prefeitos e Lideranças Municipais no Planejamento para um Crescimento Inteligente, ao lado dos prefeitos de Kartal (Turquia), Bogotá (Colômbia), Charleston (Estados Unidos) e de Barcelona (Espanha). "Redefinimos as relações internacionais da cidade, abrindo novas frentes de integração. Porto Alegre tem um novo patamar de reconhecimento de suas políticas públicas", explicou o prefeito, destacando uma nova projeção da Capital no cenário mundial de desenvolvimento das cidades.
Segundo Fogaça, a participação da capital gaúcha no Fórum na ONU também é um desdobramento da Conferência Mundial das Cidades, realizada em fevereiro, que reuniu centenas de prefeitos e representantes de diversas cidades do mundo.
Nova agência
Na sede da ONU, o prefeito explicou como vai funcionar a futura agência de inovação da Capital, integrando empresas, universidades, parques tecnológicos e governo municipal para aproveitar a vocação de alta tecnologia da cidade. Além disso, Fogaça acrescentou que a InovaPoA vai trabalhar com todas as formas de planejamento estratégico voltadas para o desenvolvimento.
Outros temas abordados, relacionados ao planejamento futuro da cidade, foram o Projeto Portais da Cidade, que prevê a redução do número de veículos em circulação no centro, sem prejuízo para o deslocamento dos usuários, contribuindo para a revitalização da área central da cidade; o Portal de Gestão, com o controle de gestão e gestão integrada por programa; a fibra ótica e o powerline - ferramenta para o desenvolvimento de iniciativas sociais (escolas, telemedicina); e a Governança Solidária Local, com o acesso a informação através do ObservaPoa. Fogaça também destacou como a prefeitura obteve financimentos para o Pisa, que vai reduzir em 50% o déficit de saneamento até o ano de 2015, passando dos atuais 27% para 77% a capacidade de tratamento de esgotos em Porto Alegre.
Promovido pela Aliança Global pela Tecnologia da Informação e da Comunicação do Departamento da Organização das Nações Unidas de Assuntos Econômicos e Sociais (Undesa-GAID), o evento tem a parceria do Instituto Americano de Arquitetos (AIA), a Undesa - Divisão para Desenvolvimento Sustentável, UN-Habitat e o apoio da Cidade de Nova Iorque.
(Prefeitura de Porto Alegre, 23/04/2008)