Em reunião nesta quarta-feira (23) em Tiradentes do Sul, prefeitos de 10 municípios da região ouviram o secretário extraordinário da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogerio Porto, descrever ações que estão sendo articuladas pelo Estado para combater os efeitos da estiagem que atinge comunidades cuja economia é basicamente proveniente do setor primário.
Além dos prefeitos, participaram do encontro direções dos sindicatos de trabalhadores rurais, secretários municipais e agricultores dos municípios de Tiradentes do Sul, Ametista do Sul, Cerro Grande, Cristal do Sul, Jabuticaba, Pinhal, Rodeio Bonito, Lajeado do Bugre, Boa Vista das Missões e Sagrada Família.
Participaram também do evento o coordenador de Irrigação da Emater/RS, Enoir Daniel, que discorreu sobre as ações dos técnicos da empresa na assistência técnica em atendimento às necessidades dos produtores. No caso dos microaçudes já há uma licença de operação dada pela Fepam para a construção das obras inseridas no programa e com projeto feito pela Emater.
Os representantes do Banrisul Luiz Fernando Nunes e Joel Barcellos discorreram sobre as formas de financiamento dos equipamentos para irrigação que podem ser financiados pelo banco e assim fica viabilizada a utilização da irrigação nas pequenas propriedades.
Por fim, foi apresentado o novo coordenador do Programa de Incentivo a Produção de Leite a Pasto Irrigado, Darcy Bittencourt, cedido ao Estado pela Embrapa, para a execução deste programa conjunto e que preeenche as necessidades do momento com a instalação das novas unidades de industrialização de leite.
A região tem na produção leiteira uma das suas principais atividades, com um plantel de mais de 12 mil vacas leiteiras em produção, setor que obviamente será bastante favorecido com a adoção da irrigação para propiciar estabilidade e aumento na produção das pastagens.
(Governo do Estado, 23/04/2008)