Na tarde desta quarta-feira (23), o reitor da Uergs, Carlos Alberto Callegaro, e o presidente da Fundação Zoobotânica, Luiz Gheller, assinaram um protocolo de intenções para estabelecer programas na área de ensino, pesquisa, extensão e cooperação técnica.
Para Callegaro, a formalização desse protocolo reforça a idéia de uma rede de ensino e pesquisa: "O que estamos propondo ao firmar o protocolo é fortalecer as duas instituições sem perder suas peculiaridades. É uma sinergia em prol do Estado", afirmou o reitor.
O presidente da Fundação Zoobotânica acredita que essa parceria é muito importante. Segundo Gheller, "a troca de experiência entre a Uergs e a Fundação irá possibilitar uma maior aproximação entre professores, pesquisadores e acadêmicos". Ele afirmou que alguns estagiários da Fundação são estudantes da Uergs.
O protocolo de intenções, que tem a validade de cinco anos, faz parte de um conjunto de parcerias que a Uergs está firmando com instituições de ensino e pesquisa do Estado. Participaram do evento o pró-reitor de Ensino da Uergs, Eloy Garcia, o assessor jurídico da Uergs, Alessandro Coletto, a diretora executiva do Jardim Botânico, Raquel Corine Scalabrini, a diretora executiva do Museu de Ciências Naturais, Maria de Lourdes Abruzzi de Oliveira e o diretor administrativo-financeiro da Fundação, Artur José de Lemos Júnior.
(Governo do Estado, 23/04/2008)