O município de Sertãozinho (SP) vem se destacando como o maior pólo industrial em crescimento na região de Ribeirão Preto. Daí a importância do evento “Atendimento Fiesp às Micro e Pequenas Empresas”, realizado nesse município, no âmbito do Protocolo de Intenções entre a Cetesb e a Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo voltado para o trabalho de conscientização e capacitação dos micro, pequenos e médios empresários. Entre outras atividades, aconteceu a apresentação de especialistas da Cetesb, sobre os benefícios do Licenciamento Ambiental Simplificado – SILIS.
O evento, realizado no último dia 10, em parceria com o Departamento de Micro e Pequenas Empresas – DEMPI, da Fiesp, teve a participação de várias empresas, que procuraram os “stands” de atendimento da Cetesb, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Prefeitura de Sertãozinho, Associação Comercial e instituições bancárias, entre outros, para os mais diversos esclarecimentos.
No Balcão de Atendimento da Cetesb, estavam o gerente da Agência Ambiental Unificada de Ribeirão Preto, eng. Marco Antonio Sanches Artuzo, e o técnico Sebastião Lázaro Bonadio, que além de esclarecerem as dúvidas dos empresários que os procuravam, também ministraram as palestras. Enquanto Artuzo falou sobre a importância do licenciamento e as facilidades que ocorrem com a implantação do SILIS, Bonadio destacou o novo sistema de certificação digital.
Cerca de 50 pessoas assistiram às palestras. O Protocolo de Intenções entre a Cetesb e a FIESP foi firmado em agosto de 2006 e tem por objetivo a conscientização ambiental dos pequenos e médios empresários quanto à importância do licenciamento ambiental. A concessão de licenças através do Sistema de Licenciamento Simplificado (SILIS), adotado pela Cetesb há dois anos, já representa cerca de 20% do volume total de solicitações que deram entrada na Companhia entre 2006 e 2007.
(Por Silvia Regina Burzaca, Ascom Cetesb, 22/04/2008)