Desde o dia 10 de março a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica desenvolve em Bagé e região o programa Casa Iluminada.
Economia: fluorescentes duram até oito vezes mais que as comuns
A iniciativa prevê a distribuição de lâmpadas econômicas de 20 Watts em troca de lâmpadas incandescentes
Os 12.130 clientes de Bagé, Dom Pedrito, Candiota, Lavras do Sul e Pedras Altas foram selecionados por possuírem ligação monofásica e média de consumo de energia elétrica interior a 200 kilowatts nas suas residências. Pelo programa, os 8.540 clientes de Bagé selecionados para participar do programa deveriam levar, até semana passada, no quiosque instalado na Praça Silveira Martins, duas lâmpadas incandescentes para receber, em troca, duas lâmpadas fluorescentes.
De acordo com o responsável pelos serviços comerciais da CEEE de Bagé, Ronaldo Moreira Camargo, os contemplados receberam uma carta avisando que estava incluído no programa e solicitava que realizasse a substituição no quiosque. No total, 6.242 bajeenses realizaram a substituição. Os mais de dois mil clientes beneficiados com o programa que não realizaram a troca em tempo hábil serão procurados pela equipe da CEEE para efetuarem a troca.
Entre as vantagens da utilização das lâmpadas fluorescentes estão os fatos de que elas proporcionam uma redução de até 80% no consumo de energia elétrica e duram até oito vezes mais que as comuns. Esta foi a segunda edição do programa da CEEE, que em 2007, entregou 245 mil lâmpadas em todo o Estado, e que, em conjunto com outros programas de eficientização, gerou economia de cerca de 17 mil kilowatts/ano. Essa média significa 25,53% do consumo anual residencial de Bagé.
(Por Francisco Rodrigues, Jornal Minuano, 23/04/2008)