O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) registrou, em discurso nesta terça-feira (22/04), viagem que fez ao interior de Mato Grosso a convite de prefeitos e lideranças do PSDB naquele Estado. Segundo relatou, em vários eventos políticos dos quais fez parte, ouviu sempre protestos dos agricultores contra a política preservacionista do governo federal, "que ameaça com a polícia armada produtores que têm terras legalmente registradas".
- Ameaçar produtores dessa forma em nome da preservação ambiental não me parece justo. A questão deve ser discutida, uma vez que ali os agricultores não parecem afeitos à depredação ambiental. Estão conscientes e assumem compromissos se houver uma tentativa oficial de compatibilização de desenvolvimento com preservação - disse o senador, ressaltando que o Centro-Oeste é um dos celeiros do mundo.
Álvaro disse ainda que a culpa pelas distorções legais acerca da preservação da terra e da sua exploração no Brasil passa também pelo Congresso Nacional.
- Temos dezenas de projetos, inclusive meus, a respeito de legislação sobre o assunto, tramitando nas duas Casas. Lamento quenunca tenham sido foram votados - finalizou.
(Por Domingos Mourão Neto, Agência Senado, 22/04/2008)