O senador João Pedro (PT-AM) defendeu, nesta terça-feira (22/04), mudanças no posicionamento do governo e da sociedade em relação à Amazônia, lembrando que os problemas da região não se restringem apenas a discussões sobre demarcações de terras ou fronteiras. O debate foi suscitado pela crise instalada na reserva indígena Raposa Serra do Sol, que colocou em conflito os índios da região e os moradores não-índios, como os produtores de arroz.
João Pedro defendeu políticas públicas diferenciadas para as cidades da região, adequadas às suas peculiaridades, com investimentos em infra-estrutura aeroportuária, portuária e alfandegária, além de boa comunicação, políticas de saúde, segurança, e principalmente, a busca por uma boa relação com os países fronteiriços.
- São dez mil quilômetros de fronteira na Amazônia - lembrou.
O senador criticou a "visão militarista" na discussão a respeito das fronteiras e pediu um "olhar de cidadania". Também refutou a suposição feita pela mídia a respeito de movimentos separatistas da reserva Raposa Serra do Sol, pois, a seu ver, não há elementos objetivos para esse temor, e afirmou que "os índios são guardiões da biomassa e da biodiversidade" da região.
(Por Elina Rodrigues Pozzebom, Agência Senado, 22/04/2008)