O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, declarou domingo em Port-Louis que os países ricos deverão assumir a principal responsabilidade na luta contra as mudanças climáticas que eles criaram. Intervindo na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), ele considerou que as mudanças climáticas foram provocadas pelo homem que deve encontrar as soluções.
"Os países industrializados devem assumir as suas responsabilidades, reduzindo as emissões nos seus respectivos países e financiando as adaptações preconizadas nos países em via de desenvolvimento", disse o primeiro-norueguês antes de falar da aplicação dum preço global do carvão. O comércio do carvão, segundo ele, cria incitações para reduzir as emissões, estimula os investimentos e a transferência de fundos e de tecnologias dos países ricos para os pobres.
Stoltenberg disse que, com uma única medida, pode-se gerir dois desafios que são as mudanças climáticas e a pobreza. O primeiro-ministro norueguês sustentou que os desafios globais devem ser resolvidos por medidas globais. "Precisamos duma Organização das Nações Unidas forte e eficaz, que dê resultados, nomeadamente sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM)", declarou.
Adiantou que o mundo está na boa via no que diz respeito à redução da pobreza extrema para metade até 2015, "mas estamos atrasado de vários anos em relação à redução da mortalidade infantil e materna" . O primeiro-ministro noruguês disse que, por esta razão, o seu país decidiu atribuir mais atenção a estes dois problemas.
(Carbono Brasil, 22/04/2008)