Programa federal ganha as ruas
Mais de 10 vilas e bairros têm obras em andamento. Conclusão dos trabalhos deve ocorrer em três anos
É da janela da sua casa, na Vila Kennedy, que a acompanhante de idosos Edna Ferreira Machado, vê o que ela chama de nova vida ganhar forma em frente a sua rua, a Otávio Mangabeira, onde mora há nove anos. São máquinas, canos sendo colocados embaixo da terra e a movimentação de funcionários que trabalham nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Esse cenário já comprovou resultados. Em dois dias de chuva forte, Edna fez questão de acompanhar o que iria acontecer depois que as obras começaram.
- Antes começava a chover, e eu ficava preocupada. As bocas-de-lobo não davam conta, e vinham toda aquela água e a sujeira para o pátio e para dentro de casa. Mas, agora, nas vezes em que choveu, não tivemos problemas. É uma bênção - diz Edna.
As obras na Vila Kennedy são parte de um conjunto. Hoje, há máquinas e homens trabalhando nas melhorias do PAC em mais de 10 vilas e bairros da cidade. Toda essa movimentação começou em novembro do ano passado e tem até 2011 para acabar. Serão três anos de obras na cidade, levando à população especialmente serviços básicos como rede de esgoto, pavimentação de ruas e construção de casas.
Nos cinco meses de obras, o PAC ainda está na sua primeira fase. Nesse período, o programa já teve a sua primeira inauguração. Foi a Rua Raimundo Correia, no bairro Carolina. Ela recebeu pavimentação e microdrenagem pluvial nos seus cerca de 500 metros. A obra era esperada havia cerca de 40 anos pela comunidade.
Assim como no bairro Carolina, em outros locais as obras da primeira fase do programa começam a ganhar forma. Mas é apenas o começo. Conforme o coordenador executivo do PAC em Santa Maria, Ivo Cassol, dos cerca de R$ 138 milhões que serão investidos pelo programa na cidade, R$ 11 milhões já foram licitados. Ou seja, é dinheiro que está em caixa, para ser aplicado em alguma obra. Na prefeitura, uma equipe de 40 profissionais, formada especialmente por engenheiros e arquitetos, trabalha em todos os passos, desde o recebimento dos recursos até a elaboração de projeto e a licitação.
- Estamos no início, mas é um trabalho que está centralizado, buscando a sua qualidade e agilidade - afirma Cassol.
Perimetral e Cadena
Duas das obras de maior impacto do PAC ainda estão por começar. Uma delas é a construção da perimetral, que se chamará Avenida Dom Ivo Lorscheiter, e ligará a Borges de Medeiros e a Walter Jobim. Outra é a recuperação do Arroio Cadena, com trechos que serão canalizados e terão as margens recuperadas, impedindo a sua erosão. As duas melhorias ainda não têm data para começar, mas a coordenação executiva do PAC acredita que a população possa conferir as obras em breve. A licitação para que as empresas interessadas no trabalho se habilitem será aberta no dia 15 de maio.
(Por Fernanda Mallmann, Diário de Santa Maria, 23/04/2008)