No último final de semana (19 e 20/04), o Movimento Pró-Orla do Guaíba deu a largada de uma grande mobilização em defesa da revitalização da orla. Defendendo um projeto de remodelagem do trecho que liga a Usina do Gasômetro ao bairro Ipanema, voluntários colheram assinaturas dos porto-alegrenses que circularam pela Avenida Beira Rio, em apoio à proposta.
O objetivo do grupo é entregar os abaixo-assinados aos governos municipal e estadual e garantir o empenho de R$ 11,1 milhões disponíveis no orçamento da União para a proposta. O montante resulta de uma emenda da bancada federal gaúcha destinado ao apoio a projetos de infra-estrutura turística para a Capital, e deve ser empenhado até o dia 5 de julho, data-limite para a assinatura de convênios entre o governo federal e a prefeitura.
Estão envolvidos nessa mobilização entidades como a Federação Gaúcha de Surf, a Associação de Praticantes de Kite Surf, Instituto Pedala Brasil, a Associação de Ciclistas da Zona Sul, Federação Gaúcha de Skate e União Gaúcha de Estudantes Secundaristas. O Movimento já conta com o apoio de parlamentares gaúchos, como o deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB) e o vereador Mauro Zacher (PDT), que participaram das atividades realizadas no final de semana.
A meta do grupo é convencer os órgãos governamentais, vereadores, deputados e senadores, da importância que o convênio tem para o turismo da cidade e para a qualidade de vida dos porto-alegrenses.
(Por Fernanda Crancio, Agência de Notícias AL-RS, 22/04/2008)