As igrejas evangélicas capixabas vão criar uma ONG para atuar nas questões ambientais. A informação é do advogado Nelson Aguiar, que anunciou a realização de uma reunião ainda esta semana para aprovar sua criação. Disse ainda que qualquer denominação evangélica poderá participar da entidade, que atuará inicialmente em Vitória.
Nelson Aguiar informou que estão participando das discussões as Igrejas Batista, Assembléia de Deus, Metodista e Adventista. Contatos com lideranças de outras igrejas estão sendo feitos.
A decisão de criar a ONG ambiental na área evangélica foi tomada a partir das discussões do Fórum Político Evangélico. O fórum se reúne nas primeiras segundas-feiras do mês, às 9 horas, na Igreja Batista Restauração, em Jardim da Penha.
Contatos das lideranças evangélicas com Nelson Aguiar para discutir a criação da ONG ambiental podem ser feitos pelo celular 9816.6272.
Na segunda-feira (14) o Fórum Político e Evangélico promoveu um evento para discutir o desenvolvimento sustentável, na Assembléia Legislativa. Nele foi apontado que o padrão de desenvolvimento urbano e industrial que se deu no Espírito Santo foi inadequado. E houve alerta para a degradação gerada pelos grandes projetos industriais.
Entre os problemas gerados pelo desenvolvimento desenfreado nos últimos anos estão a geração de bolsões de miséria, falta de saneamento básico, o desemprego (após a fase de construção das grandes indústrias), a destruição de áreas naturais, a poluição do ar, o aumento de doenças respiratórias em crianças e idosos, entre outros.
(Por Ubervalter Coimbra,
Século Diário, 22/04/2008)