A eficácia de um "estilo de vida simples" para combater a mudança climática é a principal mensagem da campanha lançada nesta segunda-feira (21) pela ONU, na véspera do Dia Mundial da Terra, na China, um dos grandes poluidores do planeta. A campanha do Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (Pnud) recrutou a atriz e cantora chinesa Zhou Xun, que ganhou fama internacional por seu papel no filme Balzac e a Costureirinha Chinesa.
A iniciativa multimídia quer aproveitar a imagem de Zhou para incentivar os chineses a fazer sua parte na luta contra o aquecimento global, com simples métodos como usar palitos recicláveis, segundo uma nota de imprensa do Pnud. Segundo o último relatório da Agência Internacional da Energia, o forte consumo na China fez com que atualmente possa ter superado os EUA como principal emissor de CO2.
Este mês, o secretário-executivo da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC), Yvo de Boer, advertiu que, se as economias da China e da Índia continuarem crescendo ao elevado ritmo dos últimos anos, será praticamente impossível evitar o nível crítico de aquecimento.
(Estadão Online, Ambiente Brasil, 22/04/2008)