Hannover - Os presidentes da CaixaRS, Susana Kakuta, e da Sulgás, Artur Lorentz, assinaram ontem (21), na Feira de Hannover, na Alemanha, memorando de intenção com a alemã Biogas Nord GmbH. Foi acertado estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira para projeto piloto de produção de bioenergia em Tupandi, Harmonia e Pareci Novo, no Vale do Caí.
Para Lorentz, esta é uma grande oportunidade para o Rio Grande do Sul devido à necessidade de diversificação da matriz energética a partir de um grande potencial econômico gaúcho. Ele lembrou que 'a Alemanha destaca-se na produção de biogás, possuindo mais de 3.700 usinas que geram 1.270 mega watts (MW) de energia, detendo a tecnologia mais avançada do mundo na área. Já a presidente da CaixaRS comemorou o primeiro ano de parceria com a Agência Alemã de Energia (DENA), 'que permite a oferta de um programa customizado para as necessidades do Estado e uma capacitação técnica única no campo de biogás'.
O titular da Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Luiz Fernando Záchia, apresentou as potencialidades do Rio Grande do Sul para 50 empresários do estado da Baixa-Saxônia. Ele destacou os segmentos de informática, energia e fármacos.
(Por Rodrigo Rodembusch,
Correio do Povo, 22/04/2008)