A Embrapa Pecuária Sul – Unidade de pesquisa de Bagé junto com a Facultad de Agronomia (Universidad de la Republica), do Uruguai, realizarão, no próximo dia 25 de abril, uma manhã de campo: “El campo natural del Uruguay y Sur de Brasil: Sustentabilidad del presente y futuro”. O local dos trabalhos será na Ruta 26, quilômetro 402.5, no departamento de Cerro Largo, Uruguai.
O evento tem como objetivos principais a apresentação, para técnicos e produtores rurais, do projeto “Valorização da diversidade florística e manejo sustentável do Bioma Pampa: interações planta-animal e suas repercussões na produção animal”, liderado pela pesquisadora da Embrapa, Cristina Genro, além dos resultados preliminares já obtidos.
O trabalho de pesquisa que é realizado com pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais tem como foco a preservação de um ecossistema único no planeta com uma extensa diversidade animal e vegetal. Esse ecossistema - que compreende a Região Sul do Brasil, como todo o Uruguai e o Nordeste da Argentina - recebe em nosso país o nome de Bioma Pampa e é responsável pela alimentação de cerca de 90% do rebanho de produção de carne do Estado. Por isso, é necessária a compreensão de todos para a importância da conservação, de um manejo correto, além da valorização dos produtos primários, que podem ser originados a partir do Bioma Pampa, bem como dos campos uruguaios e argentinos. “É preciso, cada vez mais, que seja salientada a importância do Bioma Pampa e para isso a comunidade científica deve avançar e inovar na geração do conhecimento sobre todo o contexto desse ecossistema, além das interações com os herbívoros que nele habitam”, declara a pesquisadora e, coordenadora do evento, Cristina Genro.
(Por Cláudio Falcão, Jornal Minuano, 22/04/2008)