Uma missão do governo do Estado está em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a partir de hoje para apresentar aos árabes as potencialidades do porto do Rio Grande, buscando celebrar parcerias com o porto (DP World) e a Zona Franca de Jafza. A missão, que se estende até sábado, visa também a obter informações sobre o sistema de licenciamento ambiental, especialmente quanto à intervenção realizada no mar para a implantação de um complexo turístico empresarial.
Ao mesmo tempo, a comitiva, integrada pelos secretários do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Luiz Fernando Záchia, da Fazenda, Aod Cunha, da Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade, e do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, deverá divulgar as potencialidades da economia gaúcha ao empresariado de Dubai.
Amanhã, a missão terá uma reunião com a Câmara do Comércio e Indústria da capital dos Emirados Árabes Unidos. Nesse encontro, Záchia fará a apresentação das potencialidades do Rio Grande do Sul. O papel da Câmara do Comércio e Indústria é o de representar e incentivar o desenvolvimento das empresas locais, além de promover a competitividade global dos negócios baseados em Dubai e criar oportunidades de parcerias voltadas aos negócios internacionais.
A tarde de quarta-feira estará reservada para um encontro com o secretário-geral das Municipalidades, Jassim M. Bin Darwesh. A função do Departamento de Municipalidade de Dubai é criar uma cidade por excelência em diversas áreas, sendo uma das principais propulsoras do desenvolvimento recente da cidade. Sua atuação se estende à habitação, ao lazer, à segurança, à saúde e à educação, inclusive ao licenciamento ambiental.
Na quinta-feira, a missão gaúcha, que inclui também a presidente da CaixaRS - Agência, Susana Kakuta, a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, e o coordenador-geral da Unidade Executiva de Parcerias Público-Privadas, da Secretaria de Planejamento e Gestão, Charles Corrêa Schramm, terá, às 10h, uma reunião com a Jafza - Jebel All Free Zone Authority e DP Wordl - zona de livre comércio em Dubai, considerada uma das maiores do mundo. Isenta de taxas e burocracias, ela fomenta o desenvolvimento dos negócios na região. A DP Wordl é uma das quatro grandes empresas portuárias mundiais. Vinculada ao governo de Dubai, mantém operações em mais de 100 países e nos cinco continentes.
Na quinta-feira, a delegação gaúcha terá uma reunião com a empresa Masdar, em Abu Dhabi, que desenvolve o Projeto Cidade. Considerada uma das iniciativas mais inovadoras do governo dos Emirados Árabes Unidos, a idéia é criar uma cidade futurística, no meio do deserto, em que se defende o lema Zero Carbono, Zero Desperdício. Numa parceria com instituições mundialmente renomadas, a Masdar será uma cidade que utilizará 100% de energias renováveis, não poluirá o ambiente e ainda reciclará todo o lixo que produzir. Numa área de cinco quilômetros quadrados, seus futuros 50 mil habitantes terão à disposição tecnologia e infra-estrutura previstas como das mais avançadas do planeta.
Companhia privada de capital social, a Masdar Abu Dhabi Future Energie Company (Adfec), estabelecida em Abu Dhabi e controlada pela Companhia de Desenvolvimento Mudabala, foi designada para conduzir o projeto Masdar e patrocinar o desenvolvimento de energias avançadas e de tecnologias sustentáveis.
(JC-RS, 22/04/2008)