O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) manifestou em Plenário, na sexta-feira (18/04), preocupação com as famílias do estado do Amazonas que sofrem com as enchentes dos Rios Madeira e Juruá. Ele informou que, nos municípios mais afetados, muitas famílias estão sem moradia e, no meio rural, os agricultores perderam lavouras e estão com as criações ameaçadas. O parlamentar alerta para as previsões de piora "nesse quadro já dramático" e pede urgência na ação do Poder Público em socorro às populações das localidades atingidas.
- O quadro é desolador e é preciso que o governo providencie com urgência medidas para levar assistência às cinqüenta mil pessoas atingidas -, ressaltou ele.
De acordo com o senador, as cheias dos rios afetaram principalmente os municípios de Ipixuna, Guajará, Itamarati, Eirunepé, Borba, Nova Olinda do Norte, Manicoré e Humaitá. O parlamentar informou ainda que, nessas localidades, foi decretado estado de calamidade pública. Ele cobrou outras atitudes das autoridades estaduais.
- Isso não é suficiente. Medidas urgentes de socorro são necessárias e espero que o governo do estado, sempre tão omisso, volte suas atenções para as populações que sofrem com as cheias -, observou Arthur Virgílio.
(Por Iara Guimarães Altafin, Agência Senado, 18/04/2008)