A Subcomissão Permanente dos Biocombustíveis, que funciona no âmbito da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), realiza audiência pública na quarta-feira (23/04) com o objetivo de debater aspectos da expansão da produção de álcool de acordo com a visão dos produtores. A reunião foi proposta em requerimento de autoria do senador João Tenório (PSDB-AL).
Para a audiência, estão convidados o presidente da Cosan (produtora independente de açúcar e álcool), Rubens Ometto Silveira Mello; o vice-presidente da Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná (Alcoolpar), Sidney Menegueth; o diretor-presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio José dos Santos; e o presidente da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), Ismael Perina Júnior.
Criada no ano passado e "instalada num momento de muito entusiasmo e excitação com o tema, que é sua razão de ser", de acordo com seu presidente, João Tenório, a subcomissão já promoveu 14 audiências para debater diferentes aspectos da produção de matéria-prima para biocombustível. Na primeira reunião do colegiado, em 28 de março de 2007, o senador destacou o objetivo de contribuição dos parlamentares com a discussão de um setor em desenvolvimento. Lembrou que a atividade envolve prioritariamente mão-de-obra rural e que é preciso uma ação conjunta para sanar todos os possíveis problemas que venham a ocorrer.
"Os problemas precisam ser eliminados para que o resultado dessa nova fronteira de produção proporcione resultado aos investidores, claro, mas que traga benefício, bem-estar, qualidade de vida, e por que não, participação na riqueza que advém desse trabalho", disse o senador na ocasião.
A reunião está marcada para as 10h30, na sala 7 da Ala Alexandre Costa.
(Agência Senado, 18/04/2008)