A Defesa Civil estadual registra pequenos alagamentos em diversas cidades de Santa Catarina na manha desta segunda-feira, provocados pela chuva que atinge o Estado desde a noite de sábado (19/04).
Segundo o operador Aílton Lopes Filho, do Centro de Operações do órgão, as principais ocorrências são em municípios da Grande Florianópolis e Litoral Norte do Estado. São alagamentos que ocorrem quando a chuva fica mais forte e que diminuem quando pára de chover.
Em Florianópolis, a situação mais grave ocorre na Vargem do Bom Jesus, no Norte da Ilha. No local, há casas abaixo do nível da rodovia SC-401 que estão alagadas. No Morro do Quilombo, no bairro Itacorubi, também há registro de alagamentos.
Na Cachoeira do Bom Jesus, também no Norte, o grande volume de água no Rio Tomé destruiu a barragem e fez com que o esgoto, que era despejado no local, esteja indo direto para o mar.
No domingo, na Prainha, região Central da cidade, houve um deslizamento de terra. Uma árvore caiu e atingiu uma casa. Na Costeira, uma residência e um muro desabaram devido à chuva.
No bairro Potecas, em São José, também houve uma queda de muro. Não houve feridos em nenhuma das ocorrências, que foram registradas no domingo.
Em Itapema, no Litoral Norte, houve alagamento no bairro Jardim Praia Mar durante a madrugada de segunda-feira. Ruas do bairro Morretes também foram atingidas.
Cerca de 90 pessoas precisaram deixar suas casas e foram levadas para a escola Bento Elói Garcia. Outras 20 foram para casas de parentes.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Ailton Eccel Maçaneiro, durante a manhã a chuva diminuiu no município e a água baixou. Ele acredita que os moradores possam retornar às casas ainda hoje, se a chuva não voltar a ficar forte.
Nesta segunda-feira (21/04), a Defesa Civil estadual ainda não recebeu informações sobre estragos provocados pela chuva. O órgão está em situação de alerta por causa das chuvas, mas informa que a situação ainda não é grave.
— Elas são moderadas, não se comparam ao que aconteceu no início do ano. Como vai e volta, dá tempo de a água baixar — destaca Aílton.
Segundo o coordenador da Defesa Civil estadual, capitão Márcio Luiz Alves, algumas famílias também ficaram desabrigadas nos municípios de Penha e Itajaí, no Litoral Norte. Mas, segundo ele, o tempo deve melhorar nesta região durante a segunda-feira. A chuva deve se concentrar entre a Grande Florianópolis e o Sul do Estado.
O capitão acredita que os alagamentos devem diminuir durante o dia em todo o Estado, mas alerta que o maior perigo são os deslizamentos de terra, devido à umidade do solo. Os riscos são maiores nos morros da Capital e regiões de encosta dos municípios de Santo Amaro da Imperatriz e Anitápolis.
(Diário Catarinense, 21/04/2008)