A sexta usina de geração de energia da Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Médio Uruguai (Creluz), em fase de construção no rio Fortaleza, entrará em funcionamento no segundo semestre deste ano. De acordo com o presidente da Creluz, Elemar Battisti, o complexo que produzirá energia para abastecer 2,5 mil famílias está sendo construído entre os municípios de Boa Vista das Missões e Erval Seco.
A nova usina terá potência instalada de 800kW. Battisti informa que já foram concluídas as obras de abertura do canal de adução, a casa do operador, a colocação das comportas basculantes da barragem e a ponte interligando os municípios de Seberi e Erval Seco. 'Também continuam em ritmo acelerado as obras da casa de máquinas, onde posteriormente serão instalados a turbina e o gerador', detalha.
A Creluz iniciou a experiência na área de geração de energia em 1999, com a implantação da usina Fortaleza, localizada em Erval Seco. Conforme Battisti, esse primeiro desafio impulsionou os demais investimentos na área, os quais somam hoje cinco complexos.
(Correio do Povo, 20/04/2008)