Com 1.929 casos de dengue e sete mortes causadas pela doença, Sergipe já tem 20 cidades em estado endêmico considerado crítico, de acordo com o secretário de Saúde do Estado, Rogério Carvalho.
Estão incluídas nas localidades, consideradas em estado crítico, Aracaju, capital do Estado, Siriri, Carira, Tobias Barreto, Carmopolis, Feira Nova, entre outras.
O secretário argumenta que como a dengue esteve sob controle nos último anos, muitos municípios descuidaram das ações de prevenção da doença. “Houve um relaxamento em função da epidemia não estar ameaçando, mas a qualquer momento ela poderia ressurgir, e esse foi o erro cometido”, declarou Carvalho, em entrevista à Agência Brasil.
Mas segundo ele o governo já está orientando os municípios para remanejarem o pessoal disponível para agir no controle emergencial da dengue, até que seja feito o recrutamento e capacitação de novos profissionais. “Agora o governo vai entrar com auxílio financeiro e logístico para rearticular as ações dos municípios no controle da endemia”, afirmou o secretário.
Os agentes públicos estão destruindo os criadouros do vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti, orientando a população, distribuindo material explicativo e aplicando inseticida das regiões mais críticas.
Rogério Carvalho informou ainda que a epidemia parece estar se estabilizando no decorrer desta semana, devido ao resultado das ações preventivas e da imunização de parte da população que já foi contaminada.
(Agência Brasil, 18/04/2008)