O secretário estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, inaugurou no sábado (19/04) uma tenda de hidratação para pacientes com dengue no município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O posto está instalado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e atenderá pacientes com dengue encaminhados pelo Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, e pelo Hospital Infantil de Belford Roxo.
O secretário Sérgio Côrtes disse que “o governo está atento ao aumento dos casos de dengue na Baixada. Para isso já aumentou a capacidade de atendimento da tenda de hidratação no município de Duque de Caxias, inaugurada há três semanas, e agora abriu mais esta unidade na região”.
Côrtes disse também que o governo do estado vai abrir em breve um centro de referência em uma unidade de saúde em Mesquita e está dando apoio à prefeitura de São João de Meriti, também na Baixada, com o envio de soro para hidratação dos pacientes com dengue na região.
A tenda de hidratação de Belford Roxo, inaugurada hoje (19/04), vinha funcionando no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, zona oeste da capital, e foi desativada porque atendia uma média de 120 pacientes/dia, considerado um número reduzido. Os casos de pacientes com dengue em Jacarepaguá estão sendo assistidos agora pelo hospital de campanha da Aeronáutica, montado na Barra da Tijuca, que tem condições de receber a demanda da região.
Ao todo, estão funcionando 11 centros de hidratação na capital, Baixada Fluminense e interior do estado, implantados em menos de um mês, com a finalidade de reduzir as filas de espera nos hospitais públicos, devido à epidemia de dengue no estado. Também foram montados três hospitais de campanha das Forças Armadas para auxiliar no tratamento dos pacientes com dengue.
O Estado do Rio já registrou 89 mortes por dengue desde o início do ano, sendo 54 somente na capital. Já foram registrados, desde janeiro, mais de 54 mil casos da doença. Agora, de acordo com a secretaria, os casos de dengue estão aumentando na Baixada Fluminense, com registro de 16.587 casos este ano.
(Douglas Corrêa, Agência Brasil, 19/04/2008)