O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu neste sábado (19/04) que o Congresso aprove o pacto comercial com a Coréia do Sul. O acordo enfrenta duras críticas dos senadores democratas, incluindo os pré-candidatos presidenciais, Hillary Clinton e Barack Obama.
Em entrevista coletiva conjunta com o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, em visita aos EUA, Bush se mostrou otimista de que a Coréia do Norte prestará contas de todo seu armamento nuclear.
"A Coréia do Norte deve cumprir suas obrigações para oferecer uma declaração completa e verificável de seus programas nucleares e atividades de proliferação", disse Bush.
O governo dos EUA não definiu ainda se manterá ou não as concessões à Coréia do Norte caso o governo do país não entregue uma declaração completa sobre seus programas nucleares.
Relações
Bush e Myung-bak se reuniram na sexta-feira (18/04) na residência de descanso do presidente americano em Camp David, no Estado de Maryland, e repassaram assuntos comerciais e a desnuclearização da península coreana.
Especialistas avaliam positivamente a visita de Myung-bak aos EUA. Jack Pritchard, enviado especial do departamento de Estado dos EUA para a negociação com a Coréia do Norte, disse que o convite para passar a noite em Camp David é "um gesto extraordinariamente simbólico e a garantia do sucesso do acordo, mesmo que eles somente apareçam juntos e apertem as mãos".
Myung-bak, em ex-construtor civil que tinha o apelido de 'trator' por sua determinação em realizar suas tarefas, acabou com uma década da determinação liberal na Coréia do Sul --que garantia apoio irrestrito e sem exigências à Coréia do Norte e ignorava o criticismo ocidental.
Em contraste, seu predecessor, Roh Moo-hyun, adotou uma plataforma anti-americana e favoreceu uma política condescendente que concedia auxílio à Coréia do Norte sem exigir nenhuma concessão da nação vizinha.
Freqüentemente, o ex-presidente da Coréia do Sul declarava: "Qual o problema de ser anti-americano?".
(Folha online, com informações da EFE e Associated Press, 19/04/2008)