A população indígena brasileira pode atingir 1 milhão em 2010, segundo estimativas da Fundação Nacional do Índio (Funai). Em celebração ao Dia do Índio, comemorado nesse 19 de abril, o presidente da fundação, Márcio Meire, falou sobre sobre a atual situação dos povos indígenas brasileiros em entrevista à Rádio Nacional.
— Os índios querem ser reconhecidos pela sociedade como povos diferentes, mas que compõem a nação brasileira. Também querem que seus direitos, como o direito à terra e a uma educação e saúde diferenciadas, sejam respeitados — avaliou Meire.
Segundo a Funai, a estimativa aproximada de habitantes indígenas nas terras brasileiras recém-descobertas era de 10 milhões de indivíduos. Estudos validados pela fundação indicam que apenas na bacia amazônica existiam 5,6 milhões de habitantes. Essas populações falavam, dentro do território brasileiro, cerca de 1,3 mil línguas diferentes. Atualmente, os indígenas mantém vivos cerca de 180 dialetos. De acordo com Meira, para que os índios tenham seus direitos respeitados, é preciso que o Congresso aprove o Estatuto dos Povos Indígenas.
(Clicrbs, com informações da Agência Brasil, 19/04/2008)