Governadores de 18 Estados norte-americanos que contrariaram a administração de George W. Bush e estabeleceram limites para a emissão de gases de efeito estufa querem firmar um acordo ambiental com o próximo governo e contataram nesta sexta-feira os três pré-candidatos.
"Presidente (John) McCain, presidente (Barack) Obama, presidente (Hillary) Clinton iriam elevar este país (EUA) a um nível muito mais alto no que diz respeito à mudança climática", afirmou o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, em um encontro de governadores na Universidade Yale.
Os pré-candidatos são favoráveis a limites mais exigentes para os cortes de emissões de gases do que o atual presidente.
Bush, que sairá da presidência em janeiro, revelou nesta quarta-feira um plano para reduzir as emissões até 2.025. Ele se opõe a cortes imediatos e afirma que eles poderiam prejudicar a economia.
Califórnia, Illinois, Flórida e outros 15 estados irão "se aproximar dos três maiores pré-candidatos à Presidência como um meio de moldar os primeiros 100 dias da próxima administração" sobre os assuntos climáticos, segundo o acordo firmado nesta sexta-feira pelos Estados.
O republicano Schwarzenegger sugeriu uma parceria entre os EUA, o maior emissor de gases de efeito estufa no mundo, e países em desenvolvimento, como China e Índia, no trabalho para cortar as emissões em uma suposta nova administração da Casa Branca.
O governador de Nova Jersey, o democrata Jon Corzine, afirmou no encontro que uma ação mundial para cortar a emissão de gases repararia a relação dos EUA com países que pediram que os norte-americanos fizessem mais a esse respeito.
"Nós temos um vácuo em Washington que não machuca somente os Estados, mas também nossa reputação internacional", afirmou Corzine.
No acordo, os governadores afirmam representar mais da metade da população norte-americana e emitir mais da metade das emissões de gases de efeito estufa dos EUA.
Os outros Estados a assinarem o acordo foram: Arizona, Colorado, Connecticut, Delaware, Kansas, Maine, Maryland, Massachusetts, Michigan, Nova Jersey, Novo México, Nova York, Oregon, Virgínia and Washington.
(Folha online, 18/04/2008)