A maior adoção de área pública realizada na Capital, assinada em 2 de abril, contempla parte da orla do Guaíba, além da Redenção. As áreas receberão investimentos das empresas Pepsi e Sinergy Novas Mídias, que devem injetar anualmente R$ 1,4 milhão nos dois locais.
Será contemplado o trecho entre a Usina do Gasômetro e a Avenida Guaíba, com exceção do Estaleiro Só. Estão previstos um novo projeto paisagístico, com iluminação, construção e a manutenção de áreas de lazer e práticas esportivas. As obras de revitalização, que terão duas etapas, devem começar neste mês.
A orla concentrará os investimentos da primeira fase, que deve ficar pronta no início de 2009. A etapa seguinte ocorrerá na Redenção. Além de placas indicativas da adoção, o acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente permite ainda que as empresas instalem quatro equipamentos borrifadores de água (conhecidos como "cuca fresca") e a realização de até três eventos culturais por ano no Anfiteatro Pôr-do-Sol. A parceria tem validade de dois anos.
Para a coordenadora do Movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene, "qualquer iniciativa de melhoria no Centro será bem recebida pela comunidade". Contudo, a moradora se preocupa com o modo como as empresas explorarão o local.
- Não ficou claro como os recursos serão utilizados. Vou me informar para saber exatamente o que as companhias ganharão em troca - afirma.
Jacqueline acrescentou que, na sua opinião, o maior entrave para a revitalização da orla são os moradores de rua, e que este é um "problema social que não será solucionado apenas com a manutenção da área".
(Zero Hora, 18/04/2008)