Uma delegação de deputados do Parlamento Europeu virão ao Brasil entre 27 de abril e 1º de maio para checar a situação da carne bovina do Brasil e do setor de biocombustíveis.
A visita ocorre no momento que o Brasil tenta recuperar a confiança da União Européia a respeito da carne, depois que Bruxelas suspendeu temporariamente a importação por considerar que as regras fitossanitárias européias não eram cumpridas.
A comissão do Parlamento Europeu será formada por membros da Comissão de Agricultura do órgão, como o inglês Neil Parish e os espanhóis Mabel Salinas e Esther Herranz.
O programa de viagem, que ainda não está fechado, incluirá cidades como Brasília e Goiânia.
Além da carne, será abordado a situação da produção dos biocombustíveis, focado principalmente em questões como a atual crise de preços e de abastecimento de alimentos.
O Brasil é líder mundial de exportação tanto de carne bovina como de biocombustível.
A Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu discutiu hoje o atual estado das importações de carne bovina brasileira.
Segundo um representante da Comissão Européia (braço executivo da União Européia), os novos requisitos para que o Brasil importe para a região --só 95 fazendas estão liberadas para fazê-la atualmente-- fizeram com que até agora só 90 mil toneladas de carne brasileira tenham sido importadas, contra 300 mil toneladas ao longo de 2007.
(Folha Online, 17/04/2008)