Na próxima semana, a Aracruz Celulose deverá divulgar as datas de instalação do canteiro de obras em São José do Norte e do início das atividades de qualificação no município. Para terça e quarta-feira, estão agendadas reuniões entre representantes da empresa e o prefeito José Vicente Ferrari, em Guaíba, para estas definições.
Segundo Ferrari, o canteiro de obras será instalado até o dia 30 de maio. A empresa adquiriu, no ano passado, 64 hectares próximos à estrada da 5ª Secção da Barra, para a construção de um novo terminal portuário, especializado em celulose e madeira. Inicialmente, 50% da área será ocupada com foco no transporte de celulose, podendo também operar sal e soda.
As obras serão um incremento para o Porto Organizado do Rio Grande e deverão estar concluídas até 2011. O novo cais, o qual cogita-se que receberá o nome de Giuseppe Garibaldi, terá 900 metros. Serão três píeres para receber navios oceânicos. Um investimento de cerca de R$ 120 milhões, enquanto o orçamento total da prefeitura nortense é de R$ 17 milhões.
A estimativa é de que 100% da produção da Aracruz seja escoada por este terminal, o que poderá significar a exportação de duas a três milhões de toneladas de celulose.
A implantação do terminal irá gerar 625 empregos na construção civil e mais 250 postos de trabalho, principalmente para operadores de empilhadeiras. A qualificação profissional será realizada por uma empresa determinada pela própria Aracruz.
(Diário Popular, 18/04/2008)