Caminhões e ônibus a diesel que circulam na Grande São Paulo estão sujeitos a partir desta quinta-feira a uma inspeção no escapamento. As medições ocorrerão em terminais de carga, garagens de frotas de ônibus e nas ruas.
A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) disponibilizou a partir de hoje quatro unidades móveis munidas de opacímetros --equipamentos eletrônicos que medem a quantidade de fuligem emitida pelo cano de escapamento dos veículos.
A iniciativa faz parte do "Respira São Paulo", um dos 21 projetos ambientais estratégicos do governo do Estado. As quatro unidades móveis realizarão as inspeções por um período de seis meses.
O início da operação aconteceu na manhã de hoje, no estacionamento da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Além deste local, as unidades também farão operações hoje no terminal de cargas da rodovia Fernão Dias. Também está prevista uma campanha em Vicente de Carvalho, distrito do Guarujá (Baixada Santista), no próximo dia 23.
O aparelho utilizado nos testes mede o índice de opacidade da fumaça por meio de uma sonda inserida no escapamento e o resultado do teste sai na hora. O resultado mostrará se o veículo está ou não regulado e dentro dos padrões de referência ambientais estabelecidos pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
De acordo com a Cetesb, o programa é piloto e não terá nenhuma penalidade ao condutor do veículo que for reprovado no teste. O objetivo é conscientizar os condutores sobre a necessidade da regulagem.
(Folha Online, 17/04/2008)