Duas culturas distintas: relativa ao planalto e à parte baixa
Serra Gaúcha - O Parque começou a ser oficializado através de ações do governo do estado do Rio Grande do Sul, que estava preocupado com a proteção das belezas naturais de Aparados da Serra, tendo apoio do IBDF/RS.
Aspectos Culturais e Históricos
No Parque encontra-se duas culturas distintas: relativa ao planalto e à parte baixa. O Planalto teve colonização de jesuítas e a presença de estrangeiros como os alemães e italianos.
Aspectos físicos e biológicos
Clima
O clima é determinado como clima temperado, apresentando média anual de 16 graus; o mês mais quente é janeiro e os mais frios são junho e julho. A precipitação média é de 1500-2250 mm.
Relevo
O Parque nacional apresenta relevo acentuado, com montanhas e vales profundos, recortando a borda do planalto por planície arenosa , entremeada de lagoas.
Vegetação
A cobertura vegetal do parque é muito variada, sendo representada principalmente pela Floresta Pluvial Atlântica e pelos campos e florestas com araucária. Nas nascentes observa-se a formação de turfeiras.
Fauna
O Parque apresenta remanescentes e endemismos da fauna regional, elevada diversidade faunística e espécies ameaçadas de extinção, como: lobo-guará, suçuarana e veado-campeiro. Dentre as aves, temos: gavião-pato, águia cinzenta, gavião-pega-macaco (em extinção).
(Jornal NH, 17/04/2008)