A Nova Zelândia planeja construir um pequeno parque eólico na Antártida que fará a estação científica Base Scott auto-suficiente em energia, disse nesta quinta-feira (17) o ministro de Relações Exteriores Winston Peters. Três turbinas sobre a plataforma de Gelo Ross serão desenvolvidas com energia de geradores Meridian Energy, do governo neozelandês, próximo à estação científica na costa norte da Antártida, informou Peters.
As turbinas irão reduzir a necessidade de enviar combustíveis fósseis à base e diminuirão o risco de acidentes ambientais com petroleiros que transportam o combustível através de mares congelados, afirmou o ministro. Segundo Peters, as turbinas têm capacidade de reduzir o consumo de óleo diesel em aproximadamente 460 mil litros (120 mil barris) por ano.
O ministro disse esperar que o parque eólico possa ser operado em conjunto com os Estados Unidos e que o fornecimento de energia elétrica chegue à base científica vizinha, a norte-americana McMurdo Station. A Austrália já opera um parque eólico na sua base cientifica do continente antártico.
(Estadão Online, Ambiente Brasil, 18/04/2008)