O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) se reuniu na quarta-feira (16) em sua 44º reunião. As Câmaras Técnicas de Gestão da Região Hidrográfica do Uruguai, de Assuntos Institucionais e Jurídicos, de Gestão da Região Hidrográfica do Guaíba, de Programação, Orçamento e Acompanhamento de Projetos do Fundo de Recursos Hídricos e das Águas Subterrâneas apresentaram o relato do andamento dos seus trabalhos. Marisa Beck, da CT do Uruguai, destacou a necessidade de intenso trabalho quanto à pesca e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).
A secretária executiva do Comitê Sinos, Viviane Nabinger, relatou a ação gerencial na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. A secretária afirmou que existe um conflito pelo uso compartilhado das águas da bacia e que a condição de degradação é crônica.
O Secretário-executivo do CRH, Paulo Paim, apresentou o projeto CT-Hidro, parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que objetiva a capacitação técnica da equipe do DRH com finalidade ao pleno desempenho ao Plano Estadual de Recursos Hídricos. Estão atuando no projeto cinco bolsistas.
Conforme Paim, este é um fundo novo dentro do Ministério da Ciência e Tecnologia.
O diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Ivo Mello, expôs o Pró-água, programa nacional, que dispõe de verba para auxiliar a atuação de órgãos gestores de recursos hídricos do país, incluindo capacitação de técnicos.
(Sema, 17/04/2008)