O evento realizado no Centro de Convivência da Terceira Idade contou com 10 participantes e ensinou a homens e mulheres rurais a reciclar jornais, papelão e pneus. Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar do município, Evandro Scariot, a oficina de reciclagem tem como objetivo conciliar alternativas de geração de renda com o embelezamento de ambientes.
No curso, os participantes aprenderam a confeccionar objetos, como cestos, porta-cuias, abajures, pequenos móveis de papel jornal, bancos e mesas de centro.
De acordo com a instrutora, Maria Elita da Conceição, com estes objetos o produtor pode incrementar a decoração da casa sem grandes custos e confeccionar objetos para a venda, complementando a renda familiar. "Além disso as atividades manuais são importantes para melhoria da auto-estima, principalmente para pessoas idosas, depressivas ou deficientes", afirma Maria Elita.
Para Gecilda Lacerda, agricultora e participante do curso, as atividades são simples e fáceis de aprender. "Espero confeccionar alguns objetos para minha casa e quem sabe complementar a renda da família", afirma ela. O curso promove também a consciência ambiental, visto que grande parte do material utilizado seria descartado pelos agricultores.
Segundo os técnicos do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, as atividades com artesanato iniciaram há dois anos e têm se mostrado importantes para geração de renda de algumas famílias de Amaral Ferrador.
(Governo do Estado, 17/04/2008)