Ação contra anúncios foi movida por secretarias governamentais estaduais e ONGs
O Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) anunciou nesta quinta-feira (17) a decisão de suspender e veiculação de dois anúncios publicitários da Petrobras. Os anúncios mostram como a estatal estaria contribuindo para a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável do país.
A decisão foi tomada em reunião do órgão, a partir de uma ação movida por entidades governamentais como as secretarias de de São Paulo e Minas Gerais e uma série de Organizações Não-Governamentais (ONGs) como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o Greenpeace e a SOS Mata Atlântica.
Segundo o Conar, a decisão implica o fim imediato da veiculação dos comerciais. No entanto, a empresa ainda poderá recorrer da decisão tomada pelo conselho. O G1 procurou a estatal, que informou que irá se pronunciar sobre o assunto ainda nesta quinta-feira (17).
De acordo com o Movimento Nossa São Paulo, que participou da reunião, os anúncios são os comerciais "Tudo que a gente faz a gente faz com responsabilidade social e ambiental" e "Com a consciência limpa eu sou mais feliz".
Ação De acordo com a ação apresentada pelas entidades, a estatal “afirma recorrentemente em suas campanhas e anúncios publicitários seu compromisso com a qualidade ambiental, com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. Entretanto, essa postura que é transmitida por meio da publicidade não condiz com os esforços para uma atuação social e ambientalmente correta. Isso porque o óleo diesel produzido pela estatal é um dos piores do mundo e contribui para piorar a qualidade de vida dos brasileiros”. De acordo com os autores, a Petrobras não teria fornecido combustível de referência para testes de qualidade e níveis de poluição desde 2006.
(G1.com.br,
FGV, 17/04/2008)