A Fundação Coge, em parceria com a Celesc, Unesa (Asociacion Española de la Industria Eléctrica) e a Elecpor (Associação Portuguesa das Empresas do Sector Elétrico), promoverá entre os dias 23 e 25 de abril, em Florianópolis, o “Simpósio Internacional Sobre Mudanças de Clima & Oportunidades de Negócios com Créditos de Carbono”. Durante o evento, autoridades nacionais e internacionais e especialistas debaterão temas como o ciclo de um projeto, linha de base, cálculo de emissões, tratamento dos projetos de pequena escala, economia dos projetos e mercado internacional de emissões.
O simpósio terá três Business Areas, espaços destinados à realização de reuniões bilaterais para identificar oportunidades de negócios com Créditos de Carbono. A vigência do MDL motiva as empresas do setor elétrico para a necessidade de aprofundar-se em seus aspectos técnicos, administrativos, financeiros e econômicos, de maneira a identificar os benefícios, riscos e desafios gerados pelo emergente mercado do carbono.
O evento é dirigido a empresas do setor elétrico, investidores e desenvolvedores de projetos MDL, representantes de entidades governamentais da área da energia e mercados, agências reguladoras, universidades, indústrias, centros de pesquisa e também, instituições financeiras.
Entre os palestrantes, estão confirmados, dentre outras autoridades do Brasil e do exterior: Luiz Gylvan Meira, Consultor da Fundação COGE e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo; José Domingos Miguez,Secretário Executivo da Comissão Interministerial de Mudança do Clima; Pedro Rivero Torre, presidente da UNESA e Demóstenes Barbosa, Diretor da AES Tietê . Haverá tradução simultânea para português e espanhol.
(Carbono Brasil, 16/04/2008)