A Defesa Civil e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) começam a planejar os detalhes e a programação para a execução do primeiro seminário do Município sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais. Ainda em fase de definições, o evento deverá transcorrer durante três dias, provavelmente no mês de agosto, ainda sem data definida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil e secretário da Cidadania e Assistência Social, Leonardo Salum, o seminário terá como finalidade possibilitar oportunidade para as empresas capacitarem seus técnicos no gerenciamento de resíduos sólidos industriais.
Conforme os organizadores, a expansão portuária e o crescimento do Município trazem novos desafios para a Defesa Civil. Pela afinidade destes desafios, será realizado um evento paralelo à capacitação técnica, revendo conceitos e reestruturando as atividades da Defesa Civil em Rio Grande.
Os principais detalhes do seminário foram discutidos recentemente, por representantes da comissão promotora. Além do secretário Leonardo Salum, participaram da reunião o secretário executivo da Defesa Civil, Glênio Freitas Junior; o coordenador da Defesa, Márcio Edmundo Kauer, o engenheiro das empresa Ipiranga, Eduardo Ferreira; a professora da Universidade Federal de Santa Maria, Marta Tocchetto, e o representante da Segurança, Saúde e Meio Ambiente, da Superintendência do Porto do Rio Grande, José Lima Fernandes.
Entre os parceiros de atuação da Prefeitura do Rio Grande estão a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Rio Grande do Sul (Abes/RS), o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e a Prefeitura Municipal de São José do Norte.
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, através da Câmara de Resíduos Sólidos, a partir de informações de técnicos que atuam na área ambiental, promove diversos cursos de qualificação. O interesse da Abes para que seja desenvolvido o seminário em Rio Grande se deve à expansão da zona portuária e implantação de novos empreendimentos industriais no Município.
O treinamento da Abes é promovido desde 1999, por diversos estados brasileiros. De acordo com a Abes, os temas abordados referem-se a segmentos administrativos, empresas e órgãos públicos.
(Jornal Agora, 17/04/2008)