Em mais uma blitz ecológica para reprimir crimes ambientais, a Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais), da Secretaria Estadual do Ambiente, demoliu nesta quarta-feira nove casas em construção na favela de Rio das Pedras, em Jacarepaguá. Outras quatro, já construídas e habitadas, foram interditadas, para futura demolição.
As 13 habitações foram erguidas em Faixa Marginal de Proteção (FMP) da Lagoa da Tijuca, o que é proibido por lei ambiental. De acordo com o secretário do Ambiente, Carlos Minc, que acompanhou a ação, as casas começaram a ser construídas em menos de dois meses:
"Essas casas foram erguidas próximas à área onde a Secretaria do Ambiente realizou uma operação, no final de janeiro deste ano, para a demolição de 55 chiqueiros que abrigavam cerca de 300 suínos. Os animais, criados às margens da Lagoa da Tijuca, contribuíam para poluir ainda mais a lagoa", disse Minc. No local, está sendo construído um campo de futebol.
Segundo Minc, todos os moradores foram notificados sobre a ilegalidade das construções, mas nenhum deles esteve hoje no local durante a operação coordenada pela Cicca:
"Nesse local, iremos instalar uma ecobarreira, uma espécie de fio de aço instalado de um lado a outro da lagoa para reter o lixo flutuante. O objetivo é impedir que todo esse lixo chegue à praia. Nesta área também haverá um ecoponto e uma cooperativa de catadores", afirmou o secretário.
Com uma retroescavadeira, técnicos da Serla derrubaram as nove habitações ainda em construção. A operação contou com o apoio de policiais do Batalhão Florestal e Meio Ambiente e do Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais (Gpae) do 18º BPM (Jacarepaguá).
Segundo denúncia de moradores da favela de Rio das Pedras, a área onde as casas estão sendo construídas foi invadida pela milícia que atua na região, loteada e vendida irregularmente. Uma moradora, que preferiu não se identificar, disse que comprou um lote por indicação da associação de moradores.
"Fui enganada. E agora, como é que eu vou ficar", disse ela, proprietária de uma das casas em construção.
(O Dia, 16/04/2008)