A dengue já matou 2,3 vezes mais pessoas nos quatro primeiros meses deste ano do que em todo o ano passado, no Rio de Janeiro. Segundo dados divulgados na noite desta quarta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde, foram confirmadas 87 mortes neste ano, contra as 37 registradas em 2007.
Deste total, 38 eram crianças ou adolescentes com até 15 anos de idade. Outras 91 mortes ainda estão sob investigação. Os dados mostram ainda que foram registrados, em todo o estado, cerca de 93,5 mil casos.
O superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Vitor Berbara, diz que ainda não é possível afirmar se a epidemia de dengue está começando a dar uma trégua.
“É muito cedo para afirmar isso. Ainda mais porque tivemos dias de muita chuva e isso dificulta o controle do mosquito [Aedes aegypti, transmissor da dengue]. E, quando depois dessas chuvas vêm três a quatro dias de calor, como aconteceu semana passada, esse movimento vai piorando porque favorece muito os criadouros do mosquito”, disse.
O Rio de Janeiro é o município com maior número de mortes confirmadas (52) e também de casos (53.789). Angra dos Reis (6 mil casos) e Nova Iguaçu (5,4 mil) foram os municípios que mais registraram contaminação pela dengue, depois da capital.
(O Dia, 16/04/2008)