A Ecológica - Coleta de Óleos Vegetais - chega a Pelotas para ampliar o trabalho que já era feito junto a restaurantes, bares e lancherias da cidade por Ronaldo Monteiro, através da Ronald's Coletora de Gordura Vegetal Saturada. Pelotas é a primeira cidade fora da Grande Porto Alegre a receber investimento da Ecológica, que tem sua sede na cidade gaúcha de Guaíba. Hoje, são recolhidos em Pelotas dez mil litros de óleo vegetal, mas a meta é aumentar esse volume para 15 mil litros.
Para a entrega do veículo Hyundai identificado com a logamarca da Ecológica a Monteiro, veio ontem (16) a Pelotas o diretor de Administração da empresa, Carlos Eduardo da Rosa, representando também o sócio Paulo Lobato. Rosa e Monteiro almoçaram com o secretário interino de Qualidade Ambiental, Roberto Sena de Souza, quando ficou garantida a renovação de termo de cooperação, pelo qual a prefeitura reconhecerá que a Ecológica segue corretamente as normas ambientais.
Segundo Rosa, isso confere idoneidade ao processo. Futuramente, todos os estabelecimentos com coleta de óleo usado estarão identificados com selo da Ecológica.
Há quatro anos, Monteiro fazia a coleta de óleo usado em Pelotas, numa parceria com a empresa. Hoje, passou à condição de gerente operacional da Ecológica em Pelotas, mas para atender também os municípios da região. Incluindo algumas parcerias firmadas em nível estadual pela Ecológica, já são atendidos por Monteiro 136 pontos comerciais em Pelotas - no Estado, são mais de três mil. Caxias do Sul será o próximo município a ganhar a coleta de óleo através da Ecológica, que tem a meta mensal de dobrar os atuais 150 mil litros/mês.
Benefício certo
O destino da chamada gordura saturada através da coleta ecologicamente correta elimina o entupimento dos canos, que provoca mau cheiro e exige os serviços de um profissional especializado, mas principalmente o escoamento para mananciais, onde representaria uma ameaça para a vida aquática.
Hoje, a expansão da coleta depende da conscientização sobre esses benefícios, que será trabalhada em Pelotas (como em Porto Alegre) junto às escolas. Rosa citou o exemplo de gincana realizada numa escola da capital gaúcha com excelente resultado nesse sentido.
A Ecológica está aberta a iniciativas que gerem a conscientização desse público-alvo e beneficiem as instituições, garantiu o diretor. De acordo com Sena, a prefeitura poderá normatizar a coleta junto aos grandes condomínios.
Empresa gaúcha
Antes destinado principalmente a fábricas de ração animal, hoje, o óleo levado para Ecológica é utilizado como combustível industrial para caldeiras, explicou Rosa. A Ecológica é uma empresa gaúcha, preparada para receber até 300 mil litros de óleo saturado por mês. Em sua planta industrial, possui todos os equipamentos necessários à reciclagem do produto.
Quem quiser mais informações pode acessar o site www.eco-logicacoleta.com.br ou utilizar o e-mail contato@ecologicacole-ta.com.br, que também encaminha solicitações a Monteiro. Em Pelotas, os contatos podem ser feitos pelo celular (53) 9107-6336.
(Por Maria da Graça Marques, Diário Popular, 17/04/2008)