O presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, revelou nesta quarta-feira (16) que pediu a realização de um amplo estudo sobre o impacto dos biocombustíveis, que têm sua utilização defendida pela UE (União Européia), mas cujo balanço ecológico está sendo questionado.
"Pedi pessoalmente que seja feito um estudo de todos os aspectos da utilização dos biocombustíveis, como seu impacto na agricultura e nos preços (dos produtos alimentares), assim como no desenvolvimento", explicou Barroso depois de um encontro com o primeiro-ministro belga, Yves Leterme.
Diante da imprensa, o presidente da Comissão Européia lembrou que os dirigentes europeus se comprometeram "por unanimidade" a cumprir as metas da UE em matéria de redução de emissão de gases de efeito estufa, uma das quais é a utilização de 10% dos biocombustíveis para os transportes. Barroso fez questão de diferençar os biocombustíveis "não sustentáveis" produzidos "sem nenhuma regulamentação", e os "sustentáveis" que quer produzir a UE.
(Folha Online, Ambiente Brasil, 17/04/2008)