Segunda edição abrange 54 educandários
Lajeado - Desde terça 50 mil leitores e 14 mil estudantes do Vale do Taquari começaram a ter acesso a uma gama de informações de cunho ambiental. É a segunda edição do projeto Meio Ambiente na Escola, lançada no miniauditório do prédio 5 da Univates. Até o final do ano letivo, 54 educandários da região e os leitores dos veículos da Rede Vale de Comunicação vão ter em mãos uma série de suplementos com notícias de abrangência regional e até mundial.
O primeiro suplemento foi encartado na edição de ontem do jornal O Informativo do Vale e de O Informativo do Vale de Arroio do Meio. Na sexta-feira será a vez de os leitores do Nova Geração, de Estrela, receber o encarte. Ao longo desta semana, o caderno será entregue gratuitamente nas 54 instituições de Ensino Médio do Vale do Taquari. Cada uma delas vai receber entre 50 e 250 exemplares.
Muito mais do que uma iniciativa politicamente correta, a intenção é que o projeto torne-se uma ferramenta de transformação. "Somos um instrumento a favor da comunidade. O suplemento Meio Ambiente na Escola continua porque encontrou receptividade dos diretores de escolas, professores e alunos, além da parceria das empresas que participam da iniciativa", destaca o diretor-presidente da Rede Vale de Comunicação, Oswaldo Carlos van Leeuwen. A coordenadora do projeto, Miriam Volkmer Destefani, também frisa a importância da parceria com os educandários da região. "Pelo sucesso de 2007, temos a plena certeza de que em 2008 mais instituições do Vale do Taquari vão se inserir na segunda edição do Meio Ambiente na Escola", projeta.
Parceria
Para pôr em prática o projeto Meio Ambiente na Escola, o jornal conta com a parceria das empresas Conpasul, Univates, Charrua, Olicenter, Faros, e também da Fundação Oswaldo Carlos van Leeuwen, que, sem fins lucrativos, vai auxiliar no acompanhamento do programa nas instituições de ensino.
Presenças
Participaram ainda da solenidade de lançamento a professora Fabíola Torriani, representante da 3ª Coordenadoria Regional de Educação; José Francisco Antunes, representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente; além de diretores e professores de escolas de Ensino Médio da região; representantes do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), do Sindicato dos Professores Particulares da região, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), do deputado federal Enio Bacci, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e de secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura.
Concurso e projeto
Em julho será lançado concurso sobre projetos ambientais nas escolas da região. Poderão participar instituições de Ensino Médio do Vale do Taquari que desenvolvem alguma iniciativa para melhorar o meio ambiente das comunidades nas quais estão inseridas. Em setembro será a vez do seminário "Informação Ambiental na Educação", que será realizado na Univates.
Fala, parceiro
- O Meio Ambiente na Escola quer saber por que vale a pena participar do projeto
Olicenter
"A preocupação ambiental se solidifica a cada ano na Olicenter. Essa parceria com o jornal vai ao encontro dessa política da empresa. Queremos mostrar que tecnologia e preservação ambiental têm muito a ver. Hoje, 90% dos fabricantes de equipamentos eletrônicos levam em conta a redução do consumo de energia. Esperamos que a mesma preocupação seja adotada pela comunidade."
Conpasul
"Acreditamos na solidez e na abrangência do projeto. É uma forma de despertar a consciência e levar informações relevantes para um universo muito amplo. Além disso, a interação com as comunidades do Vale do Taquari é fundamental para o sucesso do projeto."
Faros
"A preocupação com questões ambientais já é uma constante na Faros há muitos anos. O mesmo ocorre na Rede Vale de Comunicação, que há nove anos desenvolve o projeto Meio Ambiente. Juntando forças esperamos despertar essa consciência na população."
Univates
"Não temos como ficar de fora. Questões relativas a alimentos, saúde e meio ambiente são essenciais e são abrangidas pelo projeto. Além disso, a abrangência da Rede Vale de Comunicação nos ajuda a fazer aquilo que tentamos executar no dia-a-dia em sala de aula, que é formar cidadãos mais conscientes."
Charrua
"Todas as empresas que apóiam o projeto de alguma forma causam um impacto ambiental. No entanto, podemos e devemos amenizar esse impacto. É essa consciência que queremos despertar nos alunos de Ensino Médio da região."
Suplemento
O suplemento Meio Ambiente na Escola sempre vai circular entre a primeira e a segunda semana de cada mês. Em suas 16 páginas são distribuídos assuntos da atualidade; curiosidades ambientais; enquetes; teste de conhecimentos; artigos; opiniões; dicas de livros, DVDs, cursos, palestras e seminários; além de notícias de relevância local, nacional e mundial. Haverá ainda espaço para que os educandários divulguem suas ações ambientais. Os colégios podem enviar colaborações e sugestões de assuntos para o e-mail meioambiente@joinet.com.br. Complementos ao conteúdo abordado no caderno são disponibilizados de forma on-line no www.informativo.com.br/meioambiente.
(Por Ermilo Drews, O Informativo do Vale, 16/04/2008)