"Nossa meta é que até 2010 tenhamos 70% de madeira certificada e chegue a 100% em 2070", revela Christian va der Kamp, representante de municipalidade da Holanda, durante a sua apresentação na III Feira Brasil Certificado, que acontece até sexta-feira (18), em São Paulo. Atualmente a Holanda consome 23% de madeira certificada pelo FSC na construção civil.
Segundo ele, a pressão por produtos certificados está crescendo no país, tanto pelas construtoras como por clientes. A preocupação é que exista mercado suficiente para atender as demandas.
Mesmo sabendo que o FSC não faz milagrosa, Kamp afirma a necessidade de mudanças no comportamento para diminuir os impactos sobre o clima e rebate as criticas de especialistas que afirmam que a ação humana não causa impactos sobre as mudanças climáticas. Para ressaltar sua opinião, ele apresenta uma história: "se você está dirigindo um carro e fica cego quando pára em um sinal vermelho. O que você faz? Os passageiros são todos motoristas e metade diz pra você continuar seguindo e a outra afirma que o sinal ainda não abril. Eu escolheria não continuar". Kamp, afirma que com as mudanças climáticas ocorre o mesmo.
O país também esta elaborando uma rede regional para o setor agrícola com o objetivo de reduzir a emissão de CO² na atmosfera.
(Amazonia.org.br, 16/04/2008)