A Fepam já concedeu a Licença Prévia (LP) para o projeto de plantio da Aracruz em 100 mil hectares de terras no Rio Grande do Sul. Conforme o chefe da Divisão Agrossilvipastoril da Fepam, Juarez Jeffman, o projeto consiste em quatro EIA/Rima. Dos 100 mil hectares previstos no projeto da Aracruz, de 20 mil a 25 mil hectares já foram licenciados, a partir da concessão de autorizações de até mil hectares, em 2007.
A licença prévia é o primeiro passo para a obtenção da autorização do plantio e, na prática, determina que seja feito o monitoramento da fauna, da flora e dos recursos hídricos da área. O caminho até o plantio ainda passa pelas licenças de instalação (quando a empresa pode demarcar áreas de preservação e arrumar estradas já existentes, entre outros) e de operação (quando pode iniciar o plantio).
Conforme Jeffman, há mais dois projetos em análise, um da Votorantim Celulose e Papel (VCP) e outro da Stora Enso. O projeto da VCP solicita a licença para o plantio em 110 mil hectares, sendo que 40 mil já estão autorizados. A Stora Enso demandou a autorização para 100 mil hectares e já licenciou entre 15 mil e 20 mil. A estimativa de Jeffman é que as LPs das duas empresas saiam até o final do mês.
(Correio do Povo, 16/04/2008)