Rio Grande - A notícia que a Aracruz Celulose vai investir na ampliação da unidade de Guaíba causou grande euforia em São José do Norte. Isso porque significa tornar realidade o projeto de construção de um terminal de exportação de celulose. O investimento previsto é de R$ 120 milhões.
A empresa já havia adquirido uma área de 60 hectares no bairro Comendador Carlos Santos, próxima à área central. A expectativa em termos de geração de emprego é de 800 postos de trabalho inicialmente na área da construção civil.
O prefeito José Vicente Ferrari (PSDB) esteve presente ontem (15/4) no Palácio Piratini. Segundo fontes da prefeitura, Ferrari estava emocionado com o anúncio. “O prefeito é um dos entusiastas com esse empreendimento”, disse a fonte.
A direção da Aracruz deve ir a São José do Norte nos próximos dias para informar o cronograma das obras. A produção da fábrica de Guaíba será transportada até o terminal nortense. De lá, seguirá em grandes embarcações para o exterior. O cais tem um canal natural de 12 a 15 metros. Deverá ser feita a dragagem de apenas um pequeno trecho do canal.
Para as lideranças do município, o investimento da Aracruz aliado à conclusão da BR-101, podem alavancar a economia local. A população tem na pesca e na agricultura os principais meios de subsistência.
(Diário Popular, 16/04/2008)