Em reunião realizada na sede da Cooperativa Tritícola Regional Serrana Ltda., em Ijuí, o secretário da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogerio Porto, conheceu o projeto da instituição que visa fomentar o uso da irrigação na melhoria de pastagens destinadas a produção de gado leiteiro.
Segundo o presidente da cooperativa, Carlos Domingos Poletto, o projeto da Cotrijuí foi incentivado pela política de irrigação do Governo do Estado, a partir da assinatura de um protocolo de intenções entre aquela cooperativa e a Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, durante a última Expointer, em Esteio.
A partir daí, um grupo de agrônomos e técnicos da empresa foram treinados pelo CEFET de São Vicente do Sul, contratado pelo Estado para realizar esta etapa de capacitação técnica de pessoal no setor de irrigação.
"A Secretaria propõe estímulo à produção de leite a pasto irrigado, o que nos parece bastante adequado para o momento em que precisamos estimular nossos cooperados a produzirem leite em maior quantidade e qualidade", diz o presidente.
Rogerio Porto visitou áreas demonstrativas da técnica que a Cotrijuí instalou na região, entrou em contato com os técnicos que conduzem o projeto e anunciou que o assunto será apresentado para um grupo de municípios em reunião que será realizada em Novo Tiradentes no dia 23 de abril.
Do encontro participarão prefeitos de dez municípios integrantes das regiões Celeiro e da Produção, numa área que totaliza um plantel de quase 12 mil vacas leiteiras, com uma área de pastagens de 10.754 hectares, produzindo 19.524.000 litros de leite. O uso da irrigação poderá garantir um aumento substancial neste números a curto prazo, garantem os técnicos.
(Governo do Estado, 15/04/2008)