Nesta quarta (16/4) e quinta-feira (17/4), o Hotel Beira Mar em Tramandaí sediará encontro de 21 extensionistas rurais que prestam assistência técnica para 22 comunidades Guarani no Estado. Na quinta-feira, haverá visita à Terra Indígena Yriapú, em Palmares do Sul.
O evento tem como objetivos o planejamento das ações de assistência técnica e extensão rural (Ater), previstas no convênio n° 152/07 entre a Emater/RS-Ascar e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, e dar continuidade ao processo de capacitação dos profissionais que atuam junto a esse público, tendo com tema central a Segurança Alimentar Guarani.
Desde 2004, a Emater/RS-Ascar desenvolve um projeto de Ater junto às comunidades Guarani, através de recursos do ministério. O foco do projeto tem sido a construção, de forma participativa, de uma Ater diferenciada, envolvendo os extensionistas rurais, as famílias indígenas e as instituições parceiras, fortalecendo o chamado Sistema Cultural Guarani.
As ações são desenvolvidas por meio da implantação de unidades didáticas nos eixos de valorização cultural (construção das casas de rezas –opÿ), segurança alimentar (produção de alimentos para o autoconsumo das famílias Guarani), geração de renda (artesanato - principal fonte de renda dos Guarani) e educação ambiental (destino adequado do lixo).
O projeto de Ater 2008 tem como meta atender 22 comunidades Guarani, distribuídas em 17 municípios, envolvendo 353 famílias e cerca de 1.609 pessoas no Estado.
(Governo do Estado, 15/04/2008)