Com a meta de recuperar 600 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP) da Bacia do Rio São Francisco - em 20 anos - será inaugurado nesta quarta-feira (16), no município de Arcos (MG), o Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradas (CR-ad) do Alto São Francisco. O laboratório de pesquisa de sementes e o viveiro modelo foram implantados na área da Estação Ecológica de Corumbá, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). O evento terá início às 13h30.
Na ocasião será lançado o Plano Integrado de Desenvolvimento Florestal da Bacia do São Francisco, documento elaborado pelo Departamento de Engenharia Florestal, da Universidade Federal de Lavras, sob a supervisão e o apoio logístico do Ministério do Meio Ambiente e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A implantação dos CR-ads integra as ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, coordenado pelo Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas, vinculado à Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, e do Plano de Ação Estratégica de Recuperação e Desenvolvimento Florestal, elaborado pela Secretaria de Biodiversidade e Florestas, por intermédio do Departamento de Florestas, ambos do Ministério do Meio Ambiente.
O objetivo do Centro é efetivar-se como referência para a produção de modelos apropriados de recuperação de áreas degradadas que serão reproduzidas em larga escala no alto São Francisco. Para tanto foi firmada parceria com a Universidade Federal de Lavras, por intermédio do Centro de Excelência em Matas Ciliares, para, além do desenvolvimento de experiência e disponibilidade de mudas, serem realizadas atividades de mobilização para envolver as comunidades e os proprietários rurais da bacia na disseminação de boas práticas florestais.
Programação - A abertura será proferida pelos secretários do Ministério do Meio Ambiente, Luciano Zica (Recursos Hídricos e Ambiente Urbano) e Maria Cecília de Brito (Biodiversidade e Florestas), que apresentarão informações sobre a concepção do CR-ad e sua importância para a revitalização da bacia do São Francisco.
Em seguida, o diretor-geral do IEF/MG, Humberto Candeias Cavalcanti, e o professor do Centro de Excelência em Matas Ciliares, Antônio Cláudio Davide, apresentarão a proposta para a consolidação do Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas na região do Alto São Francisco.
Após as apresentações, será aberta solenidade para pronunciamento das autoridades presentes. Além das citadas, confirmaram presença o ministro da Integração Nacional, Gedel Vieira, o secretário estadual de Meio Ambiente, Dr. José Carlos Carvalho, o prefeito de Arcos, Plácido Ribeiro Vaz, o reitor da Universidade de Lavras, Antônio Nazareno Guimarães Mendes, e o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco, Thomaz Mata Machado.
Para finalizar o evento, será realizado em ato de plantio de mudas de espécies nativas, simbolizando a luta pela revitalização dos recursos naturais da bacia do rio São Francisco.
Os CR-ads da Bacia - Além do CR-ad de Arcos serão inaugurados em 2008 mais dois centros na bacia do São Francisco, em Paracatu (MG) e em Petrolina (PE). Estudos de viabilidade técnica para a criação de outros CR-ads também encontram-se em andamento, com o objetivo de abranger todos os biomas ou regiões consideradas estratégicas para a restauração florestal.
(
MMA, 15/04/2008)