Milho que estava em estabelecimento e início da diferenciação floral, com a chuva, vai ter recuperação
Os mais de 80 mm de chuva verificados entre a noite de sexta-feira, dia 11, e a noite de domingo, dia 13, trouxeram alívio para os produtores rurais atingidos pela estiagem, de modo especial os do 2º e 9º distritos (Vila Mariante e Vila Estância Nova respectivamente), que era a região mais atingida. A estiagem estava afetando parte do milho safrinha, principalmente aquele que estava no florescimento e deposição de grãos. A chuva favorece a recuperação das pastagens para o gado de corte de leite e para os ovinos. Além disso, os açudes captaram bastante água para o consumo dos animais e em alguns lugares recuperou as fontes (lençol freático) para consumo humano.
A chuva também trouxe alívio para os piscicultores que já enfrentavam problemas com a falta de oxigênio nos açudes, o que estava causando a mortandade dos peixes e afetando a produção. Igualmente é um alívio em termos de subsistência, porque quem não tem irrigação, já enfrentava problemas nas hortas e nos pomares domésticos.
Ainda quanto ao milho safrinha, principalmente aquele plantado pós-zoneamento (20 de janeiro), que estava em estabelecimento e início da diferenciação floral, com a chuva, vai ter recuperação, porém, o problema mais grave é o atraso no ciclo da cultura, o que predispõe às geadas caso elas venham a ocorrer antes de meados de maio.
Os produtores que tiveram perdas com a estiagem na lavoura de milho, os técnicos do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar orientam para que encaminhem as solicitações nos bancos para perícia e somente se as perdas forem superiores a 30% sobre a área financiada (produção esperada). As lavouras, alertam os técnicos, devem ter sido plantadas até 20 de janeiro, ou seja, a cultura hoje deve estar firmando o grão, preferencialmente, a área financiada deve estar toda plantada, pois é o que preconiza as regras do Proagro. A área deve ter sido plantada conforme o mapa, pois estas serão auferidas com GPS e anexadas fotos junto ao laudo de perícia. Outro fator relevante é que o produtor deve ter as notas fiscais dos insumos guardadas e à disposição do perito e do agente financeiro.
Cargas de água
A partir de hoje, a Secretaria Municipal de Obras vai retomar o transporte de cargas de água para consumo humano para as famílias rurais dos 2º e 9º distritos. Conforme o secretário Irassu Rodrigues Tica, esta medida se deve ao fato de que a chuva dos últimos dias ainda não foi suficiente para recuperar o lençol freático e as fontes de água daquela região.
Previsão
O Instituto de Meteorologia Climatempo não prevê chuva para os próximos dias. Até quarta-feira da próxima semana, a previsão é de sol com algumas nuvens. Hoje, dia 15, a temperatura mínima será 5º C e a máxima chega aos 21º C. Amanhã, dia 15, a mínima também será de 5º C e a máxima chega aos 23º C.
(Por Edemar Etges, Folha do Mate, 15/04/2008)