A CPI que investiga a subnutrição de crianças indígenas ouve nesta terça-feira (15/04) o coordenador do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) de Altamira (PA), Willian Domingues. Os Condisis são órgãos responsáveis por aprovar e acompanhar a execução das ações dos conselhos locais de saúde indígena.
Segundo o relator da comissão, deputado Vicentinho Alves (PR-TO), que propôs a audiência, o depoimento vai subsidiar os trabalhos da CPI "com informações consistentes de quem convive todos os dias com a dura realidade das aldeias indígenas, enfrentando as dificuldades estruturais, os conflitos de cultura e o drama da violência e das mortes das crianças indígenas".
A reunião será realizada no plenário 15, a partir das 14 horas.
Viagens
Na quinta-feira (17/04), os parlamentares estarão em Imperatriz (MA), para ouvir, entre outras pessoas, o administrador da Funai de Imperatriz (MA), José Leite Piancó Neto; o coordenador da Funasa no Maranhão, Marconi José Carvalho Ramos; o representante do Conselho Indigenista Missionário Regional do Maranhão (Cimi/MA) Gilderlan Rodrigues da Silva; além de índios de diversas etnias. A audiência será realizada na Câmara Municipal de Imperatriz, às 10 horas.
Na sexta-feira (18/04), a partir das 8h30, a CPI se reunirá com lideranças indígenas na Casa do Índio e depois visitará a sede da Funai de Imperatriz.
No sábado, já no Acre, a CPI visitará a aldeia Katukina e a sede da Funai em Cruzeiro do Sul. No mesmo dia, os parlamentares farão audiência pública na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul para ouvir, entre outras pessoas, o coordenador da Funasa do Acre, José Carlos Pereira Lira; o representante local da Funai Antonio Ferreira da Silva; e lideranças indígenas.
Integram a comitiva: o presidente e o relator da CPI, respectivamente, deputados Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) e Vicentinho Alves, e os deputados Carlos Brandão (PSDB-MA), Cleber Verde (PRB-MA), Edio Lopes (PMDB-RR), Ilderlei Cordeiro (PPS-AC), Osmar Júnior (PCdoB-PI), Sebastião Madeira (PSDB-MA), Urzeni Rocha (PSDB-RR) e Waldir Neves (PSDB-MS).
A CPI foi instalada no final de 2007, com o objetivo de investigar as causas das mortes de crianças indígenas por desnutrição no período de 2005 a 2007.
(Agência Câmara, 14/04/2008)