Deputados da Comissão de Finanças e Assuntos Econômicos do Parlamento do Reino da Noruega fazem uma visita oficial à Câmara nesta quarta-feira (16/04). O objetivo é estreitar relações entre os parlamentos dos dois países e trocar opiniões sobre aspectos políticos, financeiros e econômicos; geração de energia de fontes renováveis; proteção ao meio ambiente; e outros assuntos de interesse comum.
A delegação norueguesa será formada pelo presidente da comissão, Reidar Sandal, e por mais 15 deputados. Eles chegam à Câmara às 9h50, e às 10 horas se reúnem no plenário 2 com as comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.
Ao meio-dia, os deputados noruegueses se encontram com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, no gabinete da Presidência. Às 14h30, eles se reúnem com os integrantes da Comissão de Finanças e Tributação, no plenário 4. No último compromisso do dia, a delegação será apresentada ao Plenário da Câmara às 17 horas.
Junto com os parlamentares, estarão a embaixadora da Noruega, Turid B. Rodrigues Eusébio, e outros diplomatas e assessores.
Temas
Durante a visita, serão abordados os seguintes assuntos na área da política: o funcionamento da Câmara e o sistema eleitoral brasileiro; a política brasileira em geral; e a necessidade de reformas na saúde, nas leis trabalhistas e para melhorar a distribuição de renda.
No campo da economia, os temas das reuniões serão as políticas financeira e tributária do Brasil; os desafios mais importantes para a economia brasileira; e o estabelecimento do Banco do Sul.
Desmatamento
Já na área do meio ambiente, serão abordadas na visita as perspectivas do Brasil em relação ao biodiesel e a relação entre a preservação e o desenvolvimento da Amazônia.
O Brasil e a Noruega demonstram afinidade nas políticas para combater o desmatamento. Em dezembro de 2007, durante a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as Alterações Climáticas, em Bali, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou a criação de um fundo para financiar o combate ao desmatamento da Amazônia. A iniciativa recebeu elogios do ministro do Meio Ambiente da Noruega, Erik Solheim.
A Noruega aumentou, recentemente, a sua contribuição econômica destinada a combater o desmatamento. O país defende um acordo que englobe, na conferência a ser realizada em Copenhague em 2009, a meta de incluir reduções obrigatórias de emissões resultantes do desmatamento para o período posterior a 2012.
(Agência Câmara, 14/04/2008)